Modelo de Liderança com Amor Segundo 1ª Coríntios 13. (3ª Parte)

A liderança baseada no amor não trata com leviandade (gr. περπερευεται, perpereuetai).

Em algumas traduções temos o adjetivo vangloriar, ou seja, mais precisamente o seu derivado, o termo vanglória.

Sobre o termo leviandade temos o seguinte significado: “falta de seriedade, insensatez e irreflexão (imprudência)” e sobre o termo vanglória temos: “convencimento, nem sempre fundamentado na realidade, dos próprios méritos, qualidades ou talentos, vaidade, jactância (atitude de alguém que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo) e bazófia (vaidade exacerbada e infundada)”.

A liderança sem amor tende a se gabar de seus feitos! Sim. Quantas vezes nós vemos pessoas que são lideres, em vez de pregar a Palavra do Deus Altíssimo, ficam dando testemunho de seus “feitos” ou “prodígios”, pois isso, para eles, é mais importante do que a Palavra de Deus! Temos visto que homens que dizem serem de Deus, mas colocam seu ministério em dúvida, dizerem que se tal coisa ou acontecimento não acontecer através dele, é por que não é de Deus. Eu nunca li nas Sagradas Escritura que, tudo tinha que acontecer com o apóstolo Paulo ou através dele para ele dizer que era de Deus, pois é essencial examinar tudo para reter o bem (1ª Ts 5.21)! Ele estaria se vangloriando, querendo ser o melhor! ROBERTSON (2008) nos diz que até mesmo a profecia tem que ser testada, ou seja, provada para evitar erro! VINCENT (2008) relata que Paulo insiste, neste ponto, que um teste fosse aplicado ao que reivindica ser sobrenatural.

JAMIESON, FAUSSET e BROWN (2008) salientam ainda que outro teste seguro que nós também temos, é tentar a revelação professada se outorga com Escritura, como os nobres bereanos o fez (Is 8: 20; At 17: 11 e Gl 1: 8 e 9). Temos que verificar tudo se esta corretamente em conformidade com as Escrituras Sagradas. Essa falta de seriedade com a Palavra de Deus, por parte dos lideres, esta prejudicando a Igreja de um modo que, o mundo esta entrando na Igreja por falta da genuína pregação da Palavra!

A imprudência de alguns tem dado a Igreja, rótulos e título que não pertencem a ela. Como sendo um lugar de “ladrões”, mais por que eles falam isso da Igreja? Por que muitos de vez de ensinar a contribuição voluntária, através dos dízimos e ofertas, exigem dinheiro até para orarem por enfermos, se não Deus não abençoa ou não cura tal enfermidade! Isso tudo só acontece por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Muitos te em mente que, tudo o que o líder faz é de Deus, mas coloque a prova, para ver se é mesmo de Deus. Se não for o, admoeste-o do seu erro, pois podemos admoestar uns aos outros (Rm 15.14).

O erro esta em não ensinar corretamente a Palavra de Deus nas Igrejas e/ou impedir quem tem esse desejo! Por que impedem? Por leviandade ou vanglória, pois não querem perder o status de poderio. Pois “só ao líder pertence à exortação” (ironia não?), o que esse termo é traduzido erroneamente em nossas Igrejas! O significado correto é: “dar estímulo a…, animar, estimular, induzir (alguém) a fazer ou pensar determinada coisa e persuadir”. BARNES (2008) nos trás a seguinte observação:

Esta palavra denota um que urge aos deveres
práticos de religião, em distinção de um que ensina suas
doutrinas, corretamente. Um que apresenta as advertências
e as promessas de Deus para excitar os homens para a
descarga do dever deles/delas. Está claro que havia pessoas
que foram reconhecidas como especialmente se ocupando
deste dever, e que era conhecido por este título, como
distinguiu dos profetas e professores.

Em conformidade com o erudito anterior, diz CLARKE (2008) que quem exorta é a pessoa que preveniu e repreendeu o incontrolável ou desordenado, e que, apoiou o fraco e confortou os penitentes, e esses que estavam debaixo de peso por tentações múltiplas. Por isso temos que, não é só o líder que tem esse dever, mas sim, todos que tem um real compromisso com Deus e Sua Palavra!

Têm muitos que se esquecem de que tudo que é de bom, é dado por Deus, sim todas as boas dádivas são dadas por Deus (Tg 1.17). Não podemos nos convencer de que o que temos, tanto na parte ministerial quanto na material, é por mérito próprio, como vemos, vem de Deus. Tenhamos sempre em mente de que “quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23.12).

CONTINUA...

Referencias Bibliográficas:

CLARKE, Adam, LL.D., F.S.A., (1715-1832); Adam Clarke's Commentary on the Bible; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

ROBERTSON, Archibald Thomas; by Word Pictures in the New Testament; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

VINCENT, Marvin R.; D. D.; Vincent´s Word Studies; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuíta; Versão do autor;

JAMIESON, Robert; FAUSSET, A. R. & BROWN, David; by A Commentary on the Old and New Testaments; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

BARNES, Albert (1798-1870); Albert Barnes' Notes on the Bible; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

0 comentários: