Modelo de Liderança com Amor Segundo 1ª Coríntios 13. (5ª Parte).

A liderança baseada no amor não se porta com indecência (gr. οὐκ ἀσχημονεῖ, ouk aschēmonei).

Neste ponto passamos para o versículo de número 5 do capítulo 13 da 1ª carta de Paulo a Igreja de Corinto.

No dicionário Houaiss, temos o seguinte significado (neste caso, preferimos colocar todas as atribuições ao termo, pois, uma complementa a outra): “qualidade, caráter ou condição do que é indecente (que não é decente, que não é próprio, oportuno, adequado, que é incorreto, inconveniente, impróprio, que fere o pudor, a moral, os bons costumes, obsceno, licencioso, chocante, que choca pelo exagero, por sua enormidade, que ou quem tem comportamento obsceno, viola o pudor, o recato, as restrições sexuais, devasso, libertino, licencioso), inconformidade às regras do decoro, da moral ou dos bons costumes, indignidade, incorreção, inconveniência, indecorosidade, violação ao pudor, ao recato, à reserva socialmente exigida em matéria sexual; imoralidade, obscenidade, impudência, falta de respeito, de consideração, desacato, desrespeito, descaramento, inconveniência, ato, dito ou atitude indecente, descompostura, inconveniência, desrespeito, obscenidade”.

TUGGY (2008) nos trás como sendo: “falta de decoro (recato no comportamento; decência, acatamento das normas morais, dignidade, honradez, pundonor, seriedade nas maneiras, compostura, postura requerida para exercer qualquer cargo ou função, pública ou não) e de uma boa educação”.

STRONG (2008) refere-se a esse termo, como sendo: “ἀσχημονέω = aschēmoneō ► as-kay-mon-eh'-o: ser (quer dizer, ato) impróprio: - se comporte inconveniente (impróprio)”.

Nos dias em que vivemos, a moral está sendo deturpada, manchada ou até aniquilada, pela falta de amor com a obra de Deus e pela Sua Palavra! Passamos por provações, mas, não devemos lagar de Jesus Cristo por nada deste mundo vil. As desculpas estão a toda vista naqueles que não querem, ou por falta de incentivo ou por não querer mesmo, estudar a Santa Palavra de Deus. Muitos pensam que só por terem uma Bíblia de estudo já são os eruditos nas Sagradas Escrituras, ou doutores da mesma, detentores de toda a verdade! Mas não é bem assim.

Quando falamos de uma liderança sem amor, vemos lideres sem uma base bíblica para atuar na obra de Deus e por isso a Igreja sofre as conseqüências de seus atos! Como dissemos anteriormente, ter uma Bíblia de estudo não significa ter conhecimento. Os significados que vimos logo acima, tem muito haver com uma liderança que não tem base bíblica, seu comportamento é tão desprezível que até a sociedade lamenta, e o que diremos dos irmãos, que tem que aturarem esse membro doente, fazendo parte do corpo de Cristo?

Vamos analisar alguns desses termos, posteriormente falaremos de todos mais detalhadamente, pois, no momento não é oportuno.

Neste versículo vemos essa palavra com vários significados, mas o que nos chama atenção é que se trata de significados ligados ao caráter, ou seja, a moral da pessoa. Um líder que se porta com indecência, está habituado a fazer as vontades das outras pessoas para não sofrer repreensão das mesmas pelos seus erros (deixo claro aqui que, não estou dizendo que não erramos, mas podemos evitá-los).

Em nossos dias vemos lideres adulterando, agindo de má fé, pedófilos, alcoólatras, pornógrafos, entre outras situações desprezíveis, por que eles são assim? Por que eles agem com indecência. Sim, muitos lideres que vão aconselhar outras irmãs sem as esposas do lado, lideres que ficam conversando com mulheres no escurinho ou atrás da Igreja para que ninguém saiba dos assuntos da conversa. Essa atitude imprópria vem se propagando cada dia mais no meio da liderança evangélica, por quê? Por que eles são os “ungidos” e tudo eles podem!

Teve um dia que estávamos participando de um congresso para casais, ministrado pelo presidente do ministério, onde o mesmo estava sem a sua esposa, e dizia que “o homem e a mulher, se tornam uma só carne com a celebração do casamento, para estarem junto em todas as circunstâncias”, baseando-se em Gênesis 2.23 e 24. Será que ele não estava se contradizendo? Será que ele não estava sendo impróprio para tais circunstâncias?

Conheci um líder que ele tinha o apelido de “prostituto”, por quê? Por que ele ficava de conversando com as mulheres os assuntos mais impertinentes de suas vidas íntimas. Que falta de amor com a Palavra de Deus!

Lideres, que são escritores, até hoje, que caíram nesse erro de não se portar com decência. Alguém pode até pensar, “irmão todos nós estamos sujeitos a falhar!”, é claro, não tiro a razão de quem pensa assim, mas, será que esse erro não poderia ser evitado?

Paulo nos diz em 1ª Tessalonicenses 5.22: “Abstende-vos de toda espécie de mal”. BARNES (2008) diz que não é só de mal, mas, também, do que parece estar errado é que devemos nos apartar ou abster-nos. Ele ressalta ainda que:

Há coisas, também, onde, tudo que pode ser motivo, nós podemos estar certos que nossa conduta será considerada impróprio. Uma grande variedade de assuntos, como esses pertencendo ao vestir, diversões, a ópera, a bola-quarto (jogo de sua época, entre os séculos XVII e XIX), jogos de azar, e várias práticas na transação de negócio, venha debaixo desta classe geral; o qual, entretanto na suposição que não pode ser demonstrado que eles estão positivamente errados ou proibidos, têm muito o “aparecimento” de mal, e será interpretado assim através de outros. A regra segura e formal é sempre apoiar ao lado de virtude. Nestas instâncias pode ser certo que não haverá pecado cometido se privando; pode haver por indulgência. Nenhum comando de Deus, ou de decoro, será violado se nós recusamos obedecendo estas barreiras; mas por outro lado nós podemos ferir a causa da religião se rendendo ao que possivelmente é uma mera tentação. Ninguém faz dano ou mal se privando dos prazeres do jogo, o teatro, ou uma taça de vinho.

Outro ponto interessante é lideres que, ensinando ou pregando, dizem palavras que não são de índole cristã, como gírias e palavras torpes. Os comportamentos impróprios estão até nas saudações, sim é verdade, muitos irmãos, que até me cumprimentam, “espiram”, irônico não? Mas é verdade, a saudação deles é “pssso” (Paz do Senhor), às vezes nem isso fala! O que eles mais falam é “i ai fulano”, isto estou falando não de jovens, mas de obreiros que até dirigem, pregam e ensinam a Igreja a se portarem como eles, pois, eles vivem no que pregam! Será que Paulo saudava os irmãos desse jeito? Leia 1ª Co 1:3, 2ª Co 1:2, Gl 1:3, Ef 1:2, Fp 1:2, 2ª Ts 1:2 e Fm 1:3.

Tomemos muito cuidado com o que falamos e de como agimos, isso pode nos custar muito caro! Vivamos os preceitos bíblicos, apartemos do mal de lado, para que possamos estar juntos com Cristo em Sua boda.

CONTINUA...

Referencias Bibliográficas:

Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa; Versão 1.0; dezembro, 2001; Instituto Antônio Houaiss; ed. Objetiva;

BARNES, Albert (1798-1870); Albert Barnes' Notes on the Bible; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

TUGGY, A.; Léxico Griego Español del NT; Editorial Mundo Hipano; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

STRONG, James; S.T.D., LL.D., 1890; Strong’s Hebrew and Greek Dictionaries - Dictionaries of Hebrew and Greek Words taken from Strong's Exhaustive Concordance by
James Strong; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

King James Concordance; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor.

0 comentários: