Modelo de Liderança com Amor Segundo 1ª Coríntios 13. (6ª Parte)

A liderança baseada no amor não busca os seus próprios interesses (gr. Ου ζητει τα ἑαυτης·, ou zētei ta heautēs).

Esse versículo toca na ferida de muitos que estão em nosso meio, por quê? Por que fala sobre o ego, ou o prazer de satisfazer, através de méritos próprios, a si mesmo para se vangloriar! Alguém pode até pensar: “Irmão, esse assunto é pregado tantas vezes que...”, “mas de novo esse assunto?”, etc..., digo porem que não é o bastante! Se fosse o bastante não teria em nosso meio, pessoas que se exaltasse tanto como há e principalmente entre os lideres se gloriando!
Meus irmãos há tantos charlatões em nosso meio, e é preciso não se conformar com essa situação que está vindo de fora da Igreja para dentro dela (Rm 12.2). É preciso ter uma mente cheia da palavra de Deus para nossa vida ser renovada pelo nosso entendimento!
Lideres que buscam seus próprios interesses são aqueles que ficam se gloriando, ou quando não, gloriando os outros para buscar, com isso, futuros méritos com aquelas pessoas ou líder que lhe possa favorecer. Estamos vendo na mídia essa situação bem declarada, lideres que se mostram, tantas e tantas vezes, sempre com o intuito de beneficio posterior! Procurando sempre se sobre sair aos demais com cargos que lhe dêem o direito de governar, ou seja, mandar na Igreja, como uma presidência, cargos elevados em determinados órgãos. Isso é um absurdo! Não estou querendo dizer com isso que é proibido ou errado desejar ter altos postos na Igreja, não isso não e errado, mas, fazer de tudo, tudo mesmo, para alcançar esses méritos ai sim é errado, pois esta cofiando em si mesmo ou na ajuda dos outros (Sl 20.7) e não no Senhor que é o que pode ajudar realmente (Sl 40.1).


Parece que ninguém está mais preocupado com a obra de Deus. Vemos lideres indo visitar outros, de renome ou que tem certa posição, para ganhar apoio. Muitos podem até dizer: “Irmão não tem nada haver, visitar é fazer a obra Deus”, não posso tirar a razão daqueles que pensam assim, mas paremos para pensar um instante, por que esses lideres não vão visitar os lideres daquelas Igrejas, lá no fim do Estado bem distante de centros populosos, será que essas Igrejas não são merecedoras de sua presença? Podem até pensar: “Irmão é que não tem jeito de chegar lá são tantos dias de barco ou de cavalo e o avião não vai lá”, ou até “ele não tem tempo para isso”. Irmãos isso não acontece por que os lideres que agem assim pensam que aqueles que estão lá, esquecidos por alguns, não podem o ajudar e por isso não vão visitá-lo!

Esse tipo de líder, esta acabando com a Igreja do Senhor Jesus, pois ele esta indo contra a Palavra de Deus que diz, através de Paulo: “Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem” (1ª Co 10.24) e “assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos” (1ª Co 10.33).

CLARKE (2008) diz:

Nós deveríamos estar nos guardando contra o que é chamado de pequeno pecado, e todas as ocasiões e excitações para pecar. Uma coisa, aparentemente inocente, pode conduzir através de vínculos quase imperceptíveis, a pecados mais terríveis. Veja o exemplo neste capítulo, 10, da 1ª carta aos Coríntios, que relata: As pessoas se sentaram a comer e a beber, Eles se levantaram para jogar, dançar, e cantar e cometeram fornicação, e trouxe a eles destruição rápida.

O que devemos fazer então? Se deixarmos isso dentro da Igreja daqui alguns dias, vai ser não culto ao Deus vivo, mas sim aos homens, se isso não estiver já acontecendo, onde lideres tem mais privilégios que o próprio Deus criador do Universo (Cl 1.16, 17 e 20). Procuremos favorecer sempre a Igreja de Cristo, como esta dito no comentário Treasury of Scriptural Knowledge by Canne, Browne, Blayney, Scott, and others (Tesouro de Conhecimento Bíblico por Canne, Browne, Blayney, Scott, e outros), onde são citados os versos de Filipenses 2:3-5 e 21, que diz:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,..., Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus”.

Então a resposta à pergunta, sobre o que devemos fazer, é, devemos fazer a vontade do Senhor, independente das circunstâncias, e seguir os conselhos descritos em Filipenses, para não pecarmos!

CONTINUA...

Referencias Bibliográficas:

CLARKE, Adam, LL.D., F.S.A., (1715-1832); Adam Clarke's Commentary on the Bible; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

ROBERTSON, Archibald Thomas; by Word Pictures in the New Testament; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

Treasury of Scriptural Knowledge by Canne, Browne, Blayney, Scott, and others about 1880, with introduction by R. A. Torrey; org. Rick Meyers; 2008; Bíblia Digital gratuita; Versão do autor;

0 comentários: